Amanhã: Clássico infantil retorna ao palco da Facesi em Viamão

Depois do grande sucesso de estreia, Os Saltimbancos Em Busca da Liberdade, montagem do Grupo Teatral Leva Eu, de Viamão, volta a cartaz em agosto para mais duas apresentações e sessões exclusivas para escolas

Inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, o texto de Sergio Bardotti, traduzido e adaptado, no Brasil, por Chico Buarque, narra a trajetória de quatro animais que desiludidos com o tratamento opressor de seus patrões resolvem abandonar seus postos. Os protagonistas envolvidos são um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata. Eles se juntam e partem para a cidade em busca da liberdade e do sonho de se tornarem artistas. Ao longo do caminho eles cantam as suas angústias e percebem que enfrentar seus patrões e encontrar seu lugar de pertencimento é mais importante. De modo geral, essa fábula tem uma elaboração interessante e explora de modo muito eficiente o uso de elementos lúdicos. As crianças assimilam a história com grande facilidade e podem aprender sobre valores muito importantes. Questões como exploração, união, justiça, e sobremodo, solidariedade são alguns dos conceitos que estão inseridos na narrativa e ajudam muito na formação dos pequenos.

Em 1977, quando Chico Buarque fez a tradução e adaptação de “Os Saltimbancos”, o Brasil vivia sob o regime militar e, passados 42 anos, o texto continua muito atual e importantíssimo por ainda nos ensinar sobre a liberdade. É emocionalmente, um espetáculo lúdico, educativo e histórico.

E, por falar em história, esta importante obra foi montada para celebrar os 20 anos do Grupo Teatral Leva Eu, que é sem dúvida, um dos grandes fomentadores de cultura produzida para crianças no Rio Grande do Sul.

A adaptação da trilha original de Luis Enrique Bacalov feita por Mádhava Turyan traz uma nova roupagem musical através do piano. As letras dos principais arranjos estão presentes junto com as novas composições do diretor musical, com protagonismo no trabalho vocal dos atores.

A criação das coreografias foi pensada a partir das personalidades dos animais, fazendo um jogo cênico de movimentos. O enfoque do trabalho corporal e coreográfico é na gestualidade, trabalhando princípios do método Laban/Bartenieff.

Este espetáculo foi contemplado pelo Edital SEDACTEL nº 26/2017 Pró-cultura RS FAC do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e oficialmente autorizado pela ABRAMUS e SBAT.

Sobre o Grupo Teatral Leva Eu

Fundado em 1999 na cidade de Viamão/RS. Tem em sua história montagens de espetáculos teatrais adultos, infantis e sob encomenda, com destaque para “O Mágico de Oz”, texto de L. Frank Baum (2011 – 2013), “Bodas de Papelão”, texto de Renato Mendonça (2013), “A Princesa e a lua”, texto de Luciana Éboli (2014), ”O Chapeleiro Maluco” de dramaturgia própria (2014 – 2015), “Vestindo histórias” dramaturgia própria (2016 – 2019) e “Os Saltimbancos”, texto de Sérgio Bardotti (2019). Atualmente o grupo é composto por Igor Ramos (ator, diretor e fundador do grupo, graduando em Produção Cênica na faculdade Monteiro Lobato), Juliana Johann (atriz e coreógrafa, graduada em dança pela UFRGS), Renata Severo (atriz graduanda em Teatro na UFRGS), Juliano Felix (ator graduando em Teatro na UFRGS) e Gabriele Motta (atriz). Durante seus 20 anos de trajetória, o grupo participou de diversos festivais de teatro, recebendo indicações e prêmios com destaque para: Melhor Ator e atriz do Festival de Teatro de Rolante (2009), Prêmio Destaque no Festival de Três Coroas (2010), Melhor Espetáculo Júri Popular e Prêmio Especial do Júri de Arroio dos Ratos (2010), Melhor Espetáculo, Direção e Atriz no Festival de Osório (2014), Melhor Figurino e Trilha Sonora de Osório (2015). Realizou apresentações em feiras literárias nas cidades de Viamão, Farroupilha, Butiá, Palmares do Sul e Tucunduva. Fez temporadas em Porto Alegre (Teatro Aberto e outras temporadas independentes), Dois Irmãos, Bagé e Viamão. O grupo também realizou diversas apresentações no formato teatro-escola em Porto Alegre e região metropolitana.

Ficha técnica

Elenco: Gabriele Motta, Igor Ramos, Juliana Johann e Renata Severo Texto: Sergio Bardotti
Trilha Sonora: Luis Enrique Bacalov Tradução e Adaptação: Chico Buarque
Criação de Identidade Visual: Vergílio Lopes Figurino: Laura Bauermann
Criação de maquiagem: Tuti Kerber Criação de cenografia: Grupo Leva Eu
Construção de Cenografia: Luiz Antonio Bassedoni da Silva Iluminação: Patrik Simões
Operador de som: Juliano Félix
Orientação cênica de teatro animado e confecção de bonecos: Niltamara Gomes Fotografia: Artecolor
Produção Executiva: Raiar Produções Direção Musical: Mádhava Turyan| Direção Coreográfica: Juliana Johann Direção Geral: Igor Ramos
Realização: Grupo Teatral Leva Eu

Temporada

Dias 24 e 25 de agosto de 2019 Sábado e domingo – 16H
Anfiteatro da FACESI (Estrada da branquinha, nº 299, Parada 42 – Viamão | RS)
Valores dos ingressos: R$ 30,00 (Inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada para estudantes, professores, idosos e classe artística)

Pontos de Venda:

 Artecolor Fotografia (Av. Cel Marcos de Andrade, 141 – Viamão (fone 3485-8943)

 CESI Santa Isabel (Av. Liberdade, 1214 – Santa Isabel – Viamão)

 CESI Viamópolis (Estrada da Branquinha, 239 Pda 42 – Viamão)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s