Banda “As Bahias e a Cozinha Mineira” lança novo clipe: Das Estrelas

Lançado no último dia 25, Das Estrelas é um clipe que, com delicadeza, trata um assunto tão pesado que é a violência contra as mulheres trans, que são as mais atingidas pelo preconceito e desamor ao ser humano. Segundo site  Trans Respect Versus Transphobia Wordwide (Respeito Trans versus Transfobia Mundial) o Brasil lidera o ranking de mortes de mulheres transgênero, a frente de países como México e Estados Unidos.

Em entrevista ao Jornal do Comércio de Recife/PE a vocalista da banda, Assucena Assucena diz que: “Falar sobre afetividade é muito caro para nós, pessoas trans. As travestis estão relegadas à marginalidade social, os dados continuam os mesmos. A cada 10 mulheres trans, 9 tem que ir para a prostituição compulsória porque não há empregabilidade. Fora a Violência. Há alguns dias uma travesti (Quelly da Silva de 35 anos) teve o coração arrancado em Campinas/SP e colocaram uma santa no lugar. O Assassino transou com ela e a matou. A gente está sendo ameaçada diretamente pelo simples fato de querer amar. A travesti ama, sente afeto.

O clipe traz como protagonista a atriz Renata Carvalho, apresentando cenas de lindas como as de qualquer casal que conheceram-se a pouco tempo. Trocas de olhares romantizados, carícias e beijos. A magia acaba quando chega a namorada do rapaz, que rapidamente tenta esconder a “amante” no roupeiro, que com seus sentimentos feridos acaba saindo porta-a-fora. Se não bastasse tudo o que o cara causou a ela, ainda a persegue e espanca na rua. Das Estrelas traz uma reflexão muito importante: As muitas formas de violências sofrida pela maioria das mulheres, principalmente as trans. No clipe é evidenciado a violência contra o sentimento das personagens, quando o cara assume dois relacionamentos sem o consentimento das duas mulheres e, é claro, a violência física contra a personagem de Renata Carvalho, motivado por um sentimento claro de frustração e raiva por perder as duas. Se você passou ou está passando por situações de violência ou ameaças disque 180 e denuncie.

As Bahias e a Cozinha Mineira é composta por Assucena Assucena, Raquel Virgínia e Rafael Acerbi. Tudo iniciou com o encontro dos três no curso de História da USP, as conversas e compartilhamento de ideias pelos corredores da universidade, a semelhança no gosto musica, a amizade e anos de muito preparo e estudo, fizeram do trio uma banda referência na MPB atual. 2015 lançaram seu álbum de estreia intitulado Mulher, que fala de mulheres no plural mesmo, e em 2017 o álbum BIXA com uma pegada pop eletrônica dançante possui referências do disco Bicho de Caetano Veloso. Recentemente contratada pela Universal Music, preparam o seu de seu terceiro álbum, onde Das Estrelas faz parte, e ainda ainda lançarão outros dois singles em breve.

Assista Das Estrelas  e outras músicas d’As Bahias e a Cozinha Mineira:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s