Lançamento: Contos Transantropológicos, de Atena Beauvoir

Editora Taverna e a autora convidam para o lançamento do livro “Contos Transantropológicos”, da escritora e filósofa Atena Beauvoir Roveda, no dia 08/12, sábado, às 19h na Livraria Taverna.

Figurando entre as produções literárias brasileiras de autoria trans, que infelizmente ainda possuem pouca visibilidade no país, o livro “Contos Transantropológicos”, além de apresentar um ensaio filosófico sobre a existência humana de pessoas transexuais, transgêneras e travestis, narra em seus contos histórias de dor, de violência, mas também de esperança. São personagens que não se reconhecem no próprio corpo, que sofrem por viver em uma sociedade intolerante, homofóbica, transfóbica e machista, mas que nem por isso desistem de lutar por um espaço de legitimidade, reconhecimento e aceitação. São meninas/os, mulheres, idosas, prostitutas e travestis que encontram esse lugar de afeto, quase sempre, ao lado de suas iguais.

Por trás dos horrores sofridos por esses grupos chamados de minoritários, encontramos a força em buscar e entender a essência de cada um. Atena Beauvoir nos brinda com um livro que questiona a construção das nossas próprias identidades, e vai além: um outro mundo é possível. Mais humano, mais justo, com liberdade e direitos iguais para todas as pessoas.

“O zoológico trans não interessa a Atena, mas sim o que se vê a partir desse lugar onde acreditam que nos puseram. As noções todas de doença, perversidade e depravação com que imaginam as transgeneridades são contestadas aqui por narrativas de figuras que vivem na pele essa existência, narrativas de figuras que ousam se afirmar e se fazer trans num mundo que não foi feito para elas, para nós. A beleza do gesto está, curiosamente, no fato de que, ao construírem esse mundo para si, acabam por questionar as estruturas desse mundo que nos emoldura, deixando claro que se há prisões e grades, como as do zoológico em que nos imaginam, elas com certeza não estão ao nosso redor.” – Amara Moira, doutora em Teoria e Crítica Literária pela Unicamp.

SOBRE A AUTORA
Atena Beauvoir Roveda, 27 anos, é natural de Porto Alegre/RS. Escritora, poeta, professora e filósofa. Cursou Ciências da Natureza, tendo lecionado durante dois anos na rede pública. Atualmente cursa Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Foi destaque em 2014 na área de Ciências Humanas pelo seu projeto de ensino de ciências através de contos e mitos da cultura Iorubá. Recebeu, no ano de 2016, menção honrosa pela sua atuação em defesa e promoção da dignidade humana de pessoas gays, lésbicas, bissexuais, travestis e trans na cidade de Canoas/RS. Em 2018 recebeu destaque na área de Letras, Linguística e Artes pelo seu trabalho de ensino de filosofia através da obra literária de Hilda Hilst. É colaboradora voluntária do cursinho TransEnem. Participa da Rede Trans Brasil – Rede Nacional de Pessoas Trans e da Red Lactrans – Red de Personas Trans de América Latina y el Caribe. Seus estudos enfocam a filosofia como base teórica para a tese existencialista do conceito de Transantropologia, Zoológico Existêncial e Segunda Humanidade.

Texto: Livraria Taverna

Serviço
Lançamento: Contos Transantropológicos, de Atena Beauvoir
08/12 às 19h na Livraria Taverna
Rua Fernando Machado, 370 – Centro Histórico, Porto Alegre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s