Programação Cultural

4º Festival Estadual de Teatro!

O 4º Festival Estadual de Teatro de Gravataí acontece de 28 de agosto a 01 de setembro no Teatro do Sesc Gravataí. Entrada Franca!

Agendamentos para Escolas e maiores informações: 
(51) 3600.7868 – Secretaria de Cultura

PROGRAMAÇÃO

28.08.2018 – TERÇA FEIRA

09:30 – SONHO DE VOAR – Grupo Pintando o 7 (Novo Hamburgo)
Classificação: 14 anos
Duração: 45min
Sinopse: A peça é uma livre adaptação da história da trupe teatral de Oswaldo Montenegro. No auge da ditadura militar, alguns jovens que sonham viver da arte, discutem suas ideias e conflitos. A trama gira em torno de dois personagens, Léo e Bia, tema de um dos grandes sucessos musicais de Oswaldo Montenegro. Enquanto Léo, diretor da trupe, deseja viajar para o Rio de Janeiro e viver de teatro junto com o grupo, Bia está em um dilema, entre ficar em Brasília com sua mãe ou viajar com todos. Seus amigos, Marina, firme e decidida, tem voz ativa no grupo; Cabelo, homossexual e intelectual, precisa lidar com o preconceito que a sociedade lhe impõe; Encrenca, desafia o grupo com seu humor inteligente e ácido; e Thiago, tímido e reservado, porém essencial para o grupo, são inseparáveis em todos os momentos da peça.

13:20 – DOM QUIXOTE – Grupo Loucos de Palco (Santa Rosa)
Classificação: Livre
Duração: 40min
Sinopse: Dom Quixote é um viajante sonhador, um idealista, que de tanto ler sobre histórias de cavalarias um dia resolve pegar o elmo velho de seu bisavô e sair pelo mundo na esperança de viver todas essas histórias. Junto com ele seu fiel companheiro, Sancho Pança, que ao contrário de Quixote, é realista e sério, contrabalançando essa linda história baseada no clássico do espanhol Miguel de Cervantes.

15:30 – OS EXCESSIVOS NA TERRA DA ABUNDÂNCIA  – Grupo Ahow (Porto Alegre)
Classificação: Livre
Duração: 40min
Sinopse: Em uma atmosfera circense, os atores farão uma breve retrospectiva sobre a evolução da humanidade chegando aos dias atuais, onde as duas figuras principais da história, Maçaroca e Soninho, se encontram. Usando a comicidade e a lógica clownesca, a ideia é propor uma reflexão sobre os excessos e a velocidade imposta no dia a dia e o quanto isso pode impactar na qualidade de vida.

29.08.2018 – QUARTA FEIRA

09:30 – O QUE OS OLHOS NÃO VEEM… – Núcleo Teatral de Guaíba (Guaíba)
Classificação: Livre
Duração: 45min
Sinopse: A O espetáculo conta a história de um Príncipe que vivia na opulência, cercado pelos muros de um palácio que o impediam de ver a miséria de sua cidade. Quando um dia é transformado em estátua é colocado no ponto mais alto da cidade, ele se depara com a triste realidade. Impossibilitado de agir com as próprias pernas, vê numa menina
de rua, ingênua e de bom coração, sua única esperança. *Sessão com Tradução em LIBRAS.

13:30 – JUNHO: UMA AVENTURA IMAGINÁRIA – Coletivo Nômade de Teatro (Gravataí)
Classificação: Livre
Duração: 50min
Sinopse: Para ser protegido de uma maldição, o menino Junho Frank é enclausurado no castelo junto à mãe, ao tio e a tia. Sem contato com outras crianças de sua idade, Junho inventa suas próprias histórias e passa horas lendo livros e conversando com os Frank sobre aquilo que está escrito neles. No entanto, quando o seu tio Cosme retorna de uma
viagem com um livro misterioso que conta a história da Família Frank ao longo dos séculos, o castelo e a prisão do menino transformam-se em uma grande e divertida aventura em busca de suas próprias origens com novos e instigantes personagens. Junho: uma aventura imaginária é uma peça que fala sobre identidade, imaginação e a
aceitação de todos aqueles que são diferentes, com muita emoção e aventura, trazendo à tona um universo infantil de curiosidade, amor pela leitura e empatia para com o outro.

15:30 – DIÁLOGOS NAS FOLHAS EM BRANCO – Cômica Cultural (Porto Alegre)
Classificação: Livre
Duração: 50min
Sinopse: “Diálogos nas folhas em branco” é uma poesia à adolescência… através dos lugares comuns que essa fase pode nos levar, sem os estereótipos e exageros, dando espaço para as linhas a serem completadas. O espetáculo retrata a relação entre seis personagens em que o diálogo ou a sua falta, tornam-se o principal obstáculo para enfrentar e entender a dor de um amor não correspondido, da partida de um amigo, as mudanças dos irmãos, e a incompreensão dos pais, escritas de forma rascunhadas em folhas em brancos, esperando a próxima página para completar.

19:30 – AQUILO QUE NOS AMANHECE – Cômica Cultural (Porto Alegre)
Classificação: 14 anos
Duração: 50min
Sinopse: Oito olhares interpretados a partir de textos do escritor pós-moderno João Gilberto Noll. Uma sinceridade poética sobre imperfeições. O julgamento mais sincero é o da autocrítica? O espetáculo propõe reflexões a partir de como enxergamos o drama de cada um e como nós mesmos nos vemos. Em devaneios e diálogos, cada história se revela em parte. Em algum momento você pode se identificar. Afinal, ao perceber o outro, estamos diante de nós mesmos?!

30.08.2018 – QUINTA FEIRA

08:30 – BANG BANG: VOCÊ MORREU – Grupo de Teatro Insigth (Gravataí)
Classificação: 12 anos
Duração: 50min
Sinopse: A peça Bang Bang: Você Morreu! Mostra a situação de Josh, um adolescente que matou colegas de escola. Josh se encontra preso em um quarto isolado, aonde vozes se personificam em sua mente, questionando tal brutalidade. A trama se dá entre estes momentos oníricos e flashbacks. A adaptação da CIA Teatral Insight trás o drama para o nosso tempo, colocando características das culturas juvenis como: as redes sociais, o medo de estar desconectado, os relacionamentos escolares, as crises de identidade e os conflitos familiares. Construindo assim um diálogo entre as atitudes virtuais e reais de um jovem em construção.

10:00 – O FERREIRO E A MORTE – Cena Viva (Santa Rosa)
Classificação: 12 anos
Duração: 50min
Sinopse: Miséria, um pobre estancieiro, ao fazer uma boa ação é contemplado com 3 desejos, os quais mesmo muito simples, provocarão a maior bagunça nos reinos do Céu, Inferno e principalmente na terra.

13:30 – O SONHO DETRÁS DAS NUVENS – Grupo Teatral Tá Rolando Arte (Rolante) 
Classificação: Livre
Duração: 45min
Sinopse: O Sonho detrás das Nuvens conta uma história cheia de aventuras, emoções e brincadeiras onde um menino que, levado por um sentimento de buscar o desconhecido,
resolve ir atrás dos seus sonhos. Durante essa caminhada ele encontra várias adversidades que o fazem refletir sobre o verdadeiro valor de sua felicidade e envolve o público em um universo infantil e lúdico.

15:30 – A PRINCESINHA FEDORENTA – Movimento Cênico Cesmar (Porto Alegre)
Classificação: Livre
Duração: 45min
Sinopse: O espetáculo “A princesinha Fedorenta” é um exercício que homenageia a inteligência e a sensibilidade dos espectadores. A sequência de ludicidade como as paródias dos hinos do Inter e do Grêmio, entre outras, busca comicidade, pois quem iria imaginar que pudesse existir uma princesinha fedorenta que é capaz de mudar antigos
costumes e revolucionar dois reinos em busca de um grande “desejo”, mostrando a importância de respeitar a diversidade.

19:30 – DIÁRIO DE UM LOUCO – Cia Teatral Yesplim (Osório)
Classificação: 16 anos
Duração: 50min
Sinopse: Baseado no conto russo do escritor Nicolai Gogol, o espetáculo conta as desventuras de um funcionário público desesperado de paixão pela filha do chefe, que cria para si um trono, na tentativa de superar toda a mediocridade de sua existência. Toda a peça é narrada por este personagem. Os questionamentos sobre burocracia do seu trabalho, o funcionalismo público e o poder, vistos pela ótica do mais frágil, que ambiciona tanto ser alguém e assim conquistar a Sophie, filha do chefe, que seria o símbolo da sua felicidade e sucesso social. Com a decepção de ser visto de maneira ridícula por sua amada, ele embarca em uma realidade paralela e a partir de uma nota do jornal acredita ser o novo Rei da Espanha. Na verdade, ele foi internado em um hospício, seus súditos são internos e ele sofre fortes torturas e humilhações. No fim, sua única saída é refugiar-se na loucura.

31.08.2018 – SEXTA FEIRA

13:30 – O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ – Cia Teatral Era uma Vez (Rio Grande)
Classificação: Livre
Duração: 45min
Sinopse: O temperamento do gato malhado não era dos melhores. Sua fama de encrenqueiro era tanta que, quando ele aparecia na fazenda, todos fugiam: o papagaio, dona Andorildes, a vaca… Até as flores se fechavam à sua passagem. Todos gostavam de fazer fofocas e intrigas sobre o gato. Só a Coruja era sua amiga. Porém, ele não sabia
é que havia alguém que não tinha nem um pouco de medo dele e admirava sua personalidade e seu jeito. A bela Andorinha Sinhá, que começava a ter ideias avançadas sobre a sociedade dos animais da fazenda. Com grande lirismo, inspirada no texto de Jorge Amado, a história do amor de um gato mau por uma adorável andorinha
assume aqui o tom fabular dos contos infanto-juvenis. Além de se transformar em um improvável caso de paixão, a narrativa mostra como duas criaturas bem diferentes podem não apenas conviver em paz como mudar a maneira de ver o mundo.

15:30 – COCO VERDE E MELANCIA – Cia Crakety Teatro de palco e Bonecos (Cachoeirinha)
Classificação: Livre
Duração: 45min
Sinopse: Um clássico do livro Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto, ganha uma tocante adaptação pelo escritor Ricardo Azevedo. Coco Verde e Melancia relata o amor (quase) frustrado do de dois jovens, após várias investidas do pai da moça contra essa união. Coco Verde e Melancia são pseudônimos usados em cartas por um casal apaixonado que enfrenta a proibição de namoro feita pela família da moça usando inteligentes estratagemas, conseguindo, finalmente, desfazer mal-entendidos e casar-se. Uma prova de que o amor, quando verdadeiro, “esse amor ninguém separa”. Uma
divertida história com humor, simplicidade e encanto.

19:30 – IN ON IT – Grupo Atelier de Pesquisa Teatral (Porto Alegre)
Classificação: 14 anos
Duração: 50min
Sinopse: Algumas coisas acontecem porque foram cuidadosamente planejadas: duas pessoas se casam, alguém constrói um barco, uma pessoa escreve uma peça. Coisas que acontecem entre listas de convidados, letras miúdas e revisões. E também existem coisas que fogem do nosso controle. Coisas que simplesmente acontecem… IN ON IT, do dramaturgo canadense Daniel Maclvor narra, em três planos distintos, a trajetória de duas pessoas que, ao deparar-se com personagens e territórios que ganham vida sob a ótica de suas próprias histórias, confrontam-se com temas como a morte, o abandono, a solidão e o amor.

21:00 – TUDO COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES – Cia Teatral Blackout (Gravataí)
Classificação: 12 anos
Duração: 55min
Sinopse: A peça conta as confusões de uma família de roceiros onde Aninha, a filha, resolve fugir para casar com José da Fonseca, um vadio oportunista. Porém José, por ser solteiro, é capturado para ser soldado e lutar contra os farrapos no Rio Grande do Sul. Após algumas deliberações sobre as disputas locais entre os lavradores, o juiz de paz, um pequeno corrupto, ordena à Manuel João levar o preso à cidade. Pela falta de cadeia e por estar tarde, Manuel João, pai de Aninha leva o recruta até sua casa. Ninguém sabe dos planos do casal que foge e casa em segredo. Após a descoberta, os pais perdoam a jovem e vão até o juiz esclarecer tudo. O Juiz de paz, então, dá o caso por encerrado, oferece uma festança aos noivos. Termina a peça com todos comemorando.

01.09.2018 – SÁBADO

14h: CORPOREIDADES E SENSAÇÕES: da pesquisa do gaúcho à construção da personagem Capitu
Demonstração de Processo de Criação com Elisa Lucas (Atriz, pesquisadora e dramaturga. Diretora de
Artes Cênicas – IA/UFRGS)
Duração: 40min

15h: PREMIAÇÃO E CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO – Teatro do Sesc Gravataí

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s