Programação Cultural

[Oficina] “Escritas de Si Dramaturgias do CorpoEspaço” de Marcelo Aquino (RJ)

Acontece nos dias 20, 21 e 22 de março a Oficina “Escritas de Si Dramaturgias do CorpoEspaço” pelo artista Marcelo Aquino (RJ). A oficina será ministrada no Sesc Gravataí sempre a partir das 14h às 18h.

O QUE É?
Proposta de composição cênica que parte da memória, da conexão com a ancestralidade e do arsenal afetivo de cada um como material criativo para a construção de uma dramaturgia. Jogos e exercícios que se utilizam dos elementos da dança e do teatro e que buscam dialogar com outras formas de arte e plataformas multimídia na tentativa de construir canais de conexão com o aqui agora fazendo a arte cumprir sua função de refletir o seu tempo. Estabelecer um território livre, onde cada participante possa se expressar compartilhando suas experiências, escrevendo e reescrevendo sua biografia no espaço, numa clara proposta de afirmação de identidade, de noção de pertencimento e consequentemente da busca pelo humano, reconhecendo o papel do homem como parte de um organismo em constante transformação no mundo.

PARA QUEM É?
Poderão participar pessoas de qualquer idade (acima de 12 anos) que tenham interesse em se expressar através do teatro e da dança, mesmo sem prévia experiência artística. Pessoas com disponibilidade para um trabalho prático e que estejam dispostas a compartilhar seus corpos, suas ideias, suas histórias e vivências, e que também estejam dispostas a ouvir, tocar e olhar para o outro com delicadeza e curiosidade.

COMO É?
A proposta de trabalho se dá no formato de oficina de criação onde cada participante estará livre para acompanhar o trabalho conforme seu nível de interesse e disponibilidade, pois não existirá um conceito de continuidade ou programação, mantendo o ambiente sempre renovado nas propostas com ênfase na experiência, no processo criativo e não em um resultado artístico efetivo. Este trabalho tem uma proposta eminentemente prática, envolvendo exercícios de improvisação e composição explorando o corpo e todas as potencialidades na relação com o espaço.

SOBRE O ARTISTA
Marcelo Aquino é graduado em Artes cênicas pela Universidade da Cidade do Rio de Janeiro e Pós graduado em Preparação Corporal para as Artes Cênicas pela Faculdade de Dança Angel Vianna no Rio de Janeiro. Atua como preparador corporal tendo realizado trabalhos para importantes diretores teatrais como Ary Coslov e Carlos Gradim. Como preparador de atores para televisão trabalhei com o elenco da novela I Love Paraisópolis da Rede Globo com direção de Wolf Maya. Como professor e oficineiro tem realizado importantes trabalhos em parceria com instituições como a Pontifícia Universidade Católica do Rio, a Faculdade de dança Angel Vianna, o Museu de Arte do Rio e o SESC.

Na televisão com atuação marcante em telenovelas e seriados como Amazônia, Fora de Controle, Jóia Rara e Boogie Oogie. Como autor, tenho dois livros publicados e mais de vinte peças escritas e encenadas. Recebi o Prêmio Tibicuera de melhor espetáculo para crianças para o texto de minha autoria “A História do Príncipe Que nasceu Azul”.

 

SERVIÇO:

Oficina “Escritas de Si Dramaturgias do CorpoEspaço”
de 20 a 22 de março das 14h ás 18h no Sesc Gravataí

A atividade é gratuita com agendamento prévio através do site https://goo.gl/GuobwQ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s