Programação Cultural

Virada Sustentável: Inscreva seu Projeto Musical

O projeto Porto Alegre Musical lança, no dia 16 de fevereiro, o edital que vai selecionar doze espetáculos musicais para serem realizados dentro da programação da Virada Sustentável Porto Alegre 2018, que acontece entre os dias 06 e 08 de abril. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 09 de março. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados no site http://www.viradasustentavel.org.br/poa.

Podem se inscrever músicos em qualquer tipo de formação (bandas, duos, trios etc) para apresentações no dia 06 de abril, em quatro pontos centrais de Porto Alegre – Esquina DemocráticaMercado PúblicoCasa de Cultura Mário Quintana e Praça Júlio Mesquita – e nos dias 07 e 08 de abril, nos palcos da Serenata Iluminada e da Virada Sustentável – Ecoponto da Redenção. O resultado da seleção será divulgado no dia 13 de março.

O objetivo do projeto é compor uma programação artística com conceito de agito cultural e ocupação urbana, por meio da seleção de propostas musicais que fortaleçam a consciência social sobre a questão da sustentabilidade e os temas que norteiam a Virada 2018: redução das desigualdades sociaiseducação de qualidadecidades sustentáveiscolaboratividadeconsumo responsávelágua potável e saneamentopaz, justiça e instituições eficazes (confira abaixo o detalhamento dos temas).

O Projeto Porto Alegre Musical está na sua terceira edição e, mais uma vez, integra a programação da Virada Sustentável Porto AlegreEm 2016, o projeto trouxe Os Fagundes e Luiz Marenco na parte regionalista, e Bloco da Laje e Banda Saldanha para celebrar o samba. Mais de 12 mil pessoas assistiram aos espetáculos, que ocorreram no Largo Glênio Peres, proporcionando pleno e democrático acesso a milhares de pessoas que circulam pelo centro histórico da cidade no fim de tarde. Em 2017, o projeto apresentou dois shows no Largo Glênio Peres e duas oficinas de música durante o evento. A Orquestra de Câmara da ULBRA, sob a regência do maestro Tiago Flores, abriu a Virada Sustentável 2017, com músicos convidados como Chico Saratt, Neto Fagundes, Sergio Rojas, Shana Muller e Maurício Marques para executar As Grandes Canções dos Festivais Nativistas. Depois foi a vez dos grupos Turucutá e Bloco da Laje levarem ao Largo Glênio Peres o som dos Tambores de Rua. A oficina A História da Música nos Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul, ministrada pelo crítico musical e jornalista Juarez Fonseca e pelo maestro Tiago Flores, revelou compositores e músicos que geraram para o RS um acervo extraordinário de canções. Já a Oficina de Percussão da Turucutá proporcionou uma vivência da cultura, música e ritmos dos tambores. Toda a programação teve entrada franca.

Em 2018, o projeto traz outra vez o Bloco da Laje e o Turucutá como convidados, além de uma apresentação especial do grupo As Três MariasEstes três espetáculos completam a programação do projeto. Com a realização do edital, o Porto Alegre Musical amplia o seu alcance, proporcionando uma quantidade maior de espetáculos, em mais locais e dias de realização. Além da parceria com a Virada Sustentável, surge também uma nova aliança com a noite consagrada da Serenata Iluminada, no largo Setembrina, na Redenção.

O projeto tem patrocínio da Braskem, com financiamento do Pró-Cultura RS – LIC / Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul, apoio da Serenata Iluminada e da Virada Sustentável Porto Alegre e produção cultural da Companhia de Produção.

 Serviço

Porto Alegre Musical – Edital para seleção de espetáculos musicais

Regulamento e ficha de inscrição: http://www.viradasustentavel.org.br/poa

Período de inscrição: de 16 de fevereiro a 09 de março de 2018 (até às 23h59min)

Data da divulgação do resultado: 13 de março de 2018

 Informações: viradasustentavelpoa@gmail.com

Site: http://www.viradasustentavel.org.br/poa

Facebook: www.facebook.com/viradasustentavelpoa

Instagram: @viradasustentavelpoa

Conheça os temas da Virada Sustentável Porto Alegre 2018

As realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil são inspiradas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Esses objetivos representam hoje a melhor tradução do que é a sustentabilidade, trazendo o conceito de forma clara para a sociedade e revelando sua natureza transversal nas mais diversas áreas do conhecimento humano. Cada tema da Virada Porto Alegre 2018 está relacionado com um ou mais ODSs e foram escolhidos colaborativamente com o Conselho Consultivo do festival, composto por representantes de diversos setores da cidade de Porto Alegre.

ODS 1 – ERRADICAÇÃO DA POBREZA e ODS 10 – REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES – Palavras-chave: cidadãos invisíveis, desigualdade econômica, violência, falta de diálogo.

ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE – Palavras-chave: educação básica, educação para protagonismo, autoconhecimento, formação de cidadão ativos e responsáveis, educação para desenvolvimento sustentável, educação superior, cursos de extensão, cursos/escolas alternativas.

ODS 11 – CIDADES E COMUNIDADE SUSTENTÁVEIS – Palavras-chave: Ciclovias, parques, árvores.

ODS 12 – CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS – Palavras-chave: Empreendedores, feiras, brechós, orgânicos, etc.

ODS 14 – VIDA NA ÁGUA e ODS 6 – ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO – Palavras-chave: arroios, rios, delta do jacuí, esgoto, nascentes e orla do guaíba.

ODS 16 – PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES – Palavras-chave: violência, corrupção, instituições públicas ineficazes e injustiça.

ODS 17 – PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO – Palavras-chave: lideranças ambientais históricas; habilidade de estabelecer redes.

Histórico da Virada Sustentável

A Virada Sustentável foi criada em São Paulo e está em sua 7ª edição na capital paulista. As realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil são regidas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.

Em Porto Alegre, a primeira edição da Virada ocorreu em 2016 e mobilizou mais de 50 mil pessoas, que participaram de atividades como shows, seminário, remada, skate, pedalada e oficinas. Também foram recolhidas quase três toneladas de lixo eletrônico e 315 litros de óleo de cozinha foram encaminhados para reciclagem. Assista aqui o teaser da primeira edição.

A primeira Virada Porto Alegre também realizou o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade, que reconheceu importantes iniciativas inovadoras e sustentáveis desenvolvidas em Porto Alegre e cidades vizinhas (confira os vencedores clicando aqui). As iniciativas vencedoras participaram da Virada 2017 dentro do Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade e da Feira de Empreendedorismo Inovador.

2ª edição da Virada Sustentável aconteceu entre março e abril de 2017. Com os temas Empreendedorismo e Inovação Sustentável, Educação para a Sustentabilidade e Ecogastronomia e Alimentação Saudável, o festival reuniu cerca de 200 atrações e atividades que foram realizadas simultaneamente em diferentes locais e em quatro EcoPontos – espaços de encontro e mobilização durante a Virada Sustentável de Porto Alegre: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção e o SESC Campestre.

Foram mais de 400 profissionais (entre ativistas, artistas, painelistas, ecochefs e empreendedores) envolvidos diretamente nas 205 atividades (177 atividades na programação da Virada e 28 atividades de adesões realizadas em locais próprios), que mobilizaram um público de mais de 30.000 pessoas.

Ações colaborativas, seminários, mostras de filmes, esportes, oficinas, shows e espetáculos teatrais, artes visuais, feiras de inovação e Virada Ecogastronômica, estiveram entre as atrações, todas gratuitas e abertas ao público. Acesse aqui o teaser da segunda edição.

Além dos Ecopontos, a Virada contou, ainda, com outros locais de realização de atividades, como a Unisinos – Novo Campus Porto Alegre, o StudioClio e o Largo Glênio Peres.

Diferentes projetos e iniciativas que buscam valorizar e dar visibilidade à promoção da sustentabilidade também formaram parte da programação através do Edital de Adesões, que recebeu mais de 150 inscrições e selecionou 77 projetos para integrar a Virada. As atividades foram promovidas de forma autônoma por grupos, coletivos, movimentos e instituições diversas.

Site: http://www.viradasustentavel.org.br/poa

Facebook: www.facebook.com/viradasustentavelpoa

Instagram: @viradasustentavelpoa

Informações: viradasustentavelpoa@gmail.com

 

FOTO: ANDERSON DORNELES
TEXTO: ADRIANA MARTORANO COMUNICAÇÃO

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s