Programação Cultural

MOSTRA DE CINEMA CONTEMPORÂNEO DOS AÇORES

 

download (1).jpgA Associação Cultural Burra de Milho, em parceria com a Direção Regional das Comunidades, a Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul e o Serviço Social do Comércio – Sesc RS, promovem mais uma edição da Mostra de Cinema Contemporâneo dos Açores, que consiste na exibição de filmes realizados nos Açores, promovendo os seus realizadores, a região, a língua portuguesa e, no fundo, a identidade cultural açoriana.

Desde 2013 que a Burra de Milho vem organizando mostras de cinema em torno do evento “Amostram’isse – Mostra de Cinema dos Açores”, com cerca de 50 sessões e aproximadamente 2000 espetadores, exibindo em várias ilhas dos Açores, Continente Português, Estados Unidos da América, Canadá e Brasil. O grande objetivo é a divulgação da cultura açoriana, sendo o cinema uma excelente forma de termos uma visão de uma sociedade, uma reconstituição de nós próprios.

Pretende-se também explorar a identidade do cinema realizado nos Açores, tornando-se num exercício de introspeção, arte e identidade cultural. Reconhecemos a importância de valorizar e fomentar a criatividade em benefício de um desenvolvimento sociocultural harmonioso, protegendo as memórias e as manifestações culturais representativas da identidade cultural açoriana. Pretende-se ainda promover um sentido de comunhão em torno de valores e bens culturais, permitindo aos açorianos e açor-descendentes a partilha de uma cultura vasta e singular, que se reflete na criatividades dos nossos jovens. Contribuir também para uma visão atraente e diversificada da cultura açoriana, reforçando a importância do ensino e promoção da cultura portuguesa junto dos mais jovens açor-descendentes, assim como do fortalecimento da sua ligação à terra dos seus pais, avós e bisavós. Esperamos incentivar ainda esses jovens a realizarem filmes, preferencialmente sobre a região ou a nossa diáspora, ficando informados de que existe uma grande receptividade por parte das entidades responsáveis nos Açores.

Esta parceria com a Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, sob o apoio da Direção Regional das Comunidades, permitirá sentir a dinâmica de uma comunidade cada vez mais forte e respeitada junto da diáspora açoriana, onde a distância geográfica e o fim dos movimentos migratórios se encontram a grande distância, no espaço e no tempo.

Assim, e durante uma semana, realizar-se-ão sessões com variados filmes, passando pelas curtas, médias e longas-metragens, da ficção ao documentário, passando pela animação, realizados por açorianos ou sobre os Açores. A Associação Cultural Burra de Milho fortalece desta forma a aposta que tem vindo a fazer no cinema e na promoção dos jovens criadores dos Açores, indo de encontro aos objetivos da associação, uma vez que a formação de novos públicos e a oferta variada de cinema é uma necessidade premente para o desenvolvimento cultural dos jovens açorianos.

Instituições realizadoras:
Governo da Região Autônoma dos Açores
Associação Cultural Burra de Milho
Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul – CAERGS
Serviço Social do Comércio – Sesc RS,

CRONOGRAMA DE EXIBIÇÕES E DETALHAMENTO DAS OBRAS

GRAVATAÍ

Data: 04/10 (quarta)
Local: Teatro do Sesc Gravataí
Endereço: Av. Anápio Gomes, 1241 – Centro – Gravataí
Agendamento Gratuito: 51 3497-6174

Cronograma:
19h30min – Cerimônia de abertura com autoridades
20h – Exibição do filme de longa-metragem Noite de Festa (Nuno Costa Santos e Tiago Carvalho, 2012, DOC/FIC, 60′) + debate

Público: estudantes de ensino médio e ensino fundamental para jovens e adultos / autoridades / membros da Casa dos Açores do RS (CAERGS)

Sinopse: Nuno, 37 anos, escritor e guionista, sente falta dos seus discos na sua nova casa em Lisboa. Resolve por isso buscá-los a São Miguel, Açores, a sua terra, onde viveu uma adolescência musical, em grande cumplicidade com os amigos, com os lugares, com as músicas, com as velhas e as novas realidades da ilha. Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=UG8IMvy9gHg&feature=youtu.be

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s