​Sobre o Processo de Conscerto do Desejo

O Ator Matheus Nachtergaele apresentou na útima quarta-feira (28/09) o espetáculo “Processo de Conscerto do Desejo”, onde recitou e cantou poemas escritos por sua própria mãe.
Matheus ficou mais reconhecido por interpretar personagens icônicos como: o Cintura Fina, da minissérie “Hilda Furacão” e o João Grilo do filme “O Auto da Compadecida”, mas sua carreira iniciou no Teatro, em 1992 estreou o espetáculo “Paraíso Perdido” do Grupo “Teatro da Vertigem” de Antônio Araújo e em 1995 “O Livro de Jó” – que lhe rendeu o Prêmio Shell e Prêmio Mambembe de Melhor Ator daquele ano; e recentemente estreou o espetáculo “Processo de Consceto do Desejo”, o qual tivemos a honra de receber em nossa cidade.

O teatro do Sesc Gravataí foi inundado, nesta quarta, com poemas escritos por Maria Cecília Nachtergaele e interpretado com tamanha maestria e delicadeza por Matheus Nachtergaele, seu filho. Foi intenso, cada cena, cada canção, cada emoção e suspiros do público. Na plateia havia muitos artistas do município, prestigiando o ator.

Matheus Nachtergaele, em conversa conosco, disse que este dia ficou marcado, pois a energia do público fez com que a peça tivesse outro sentido. Sheila Gomes, Agente de Cultura e Lazer do Sesc Gravataí, disse que o espetáculo foi sensível, emocionante, a entrega do ator foi indiscutível e arrebatadora, desenvolvendo uma grande troca com o público, as pessoas saíram inebriadas.

“Processo de Conscerto do Desejo”, é uma delicada homenagem à poeta Maria Cecília Nachtergaele, falecida em 1968, quando Matheus tinha apenas três meses de vida. Processo de Conscerto do Desejo, com esta grafia híbrida, sugere a fusão vertiginosa de concerto – já que traz ao palco maduros e consistentes poemas de autoria de Maria Cecília, bem como canções apreciadas por ela – e conserto – já que o espetáculo é construído por Matheus. “Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto”, explica o ator.  Acompanhado pelos músicos Luã Belik (violão) e Henrique Rohrmann (violino), Matheus busca ressignificar seus sentimentos através da comunhão estabelecida com a plateia, num emocionante, profundo e catártico espetáculo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s