ATIVIDADES CULTURAIS, Cultura Geral, DESTAQUE

Histórias que marcam a infância

chriddias.jpg

“Poderia ser só um quadro, mas Andréa, sempre que observava a obra, descobria detalhes que não havia visto antes.”

O Livro “O Quadro de Andrea” marcou minha infância, eu era apenas uma pequena criança encantada no primeiro ano da escola ouvindo atentamente a história deste quadro, quem apresentou esta história foi a própria autora, Chris Dias. Mais de 13 anos depois, por um acaso do destino reencontro ela em um evento o qual eu participei. Foi um momento muito especial, de grande emoção para mim. Passamos o dia juntos <3. Depois de um dia cheio de atividades, a escritora fez mais uma “criança” feliz, me presenteou com este livro. Nem preciso dizer que fiquei muito feliz e realizado.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Chris Dias e sua Kombina
em Glorinha/RS

Em março de 2016, tive a oportunidade de acompanhar o projeto SESC Mais Leitura na cidade de Glorinha/RS, o projeto atende alunos de escolas públicas e a cada edição uma atividade diferente para quebrar a rotina e levar novas experiências. Nesta edição a artista convidada foi a escritora Chris Dias, que transformou uma Kombi em um centro de cultura móvel capaz de levar diferentes formas de arte e promover espaço de produção e construção artística de forma integrada e interativa. Em primeiro momento Chris Dias recebe aos participantes realizando uma conversa apresentando o projeto e as atividades, logo foram todos liberados para explorar os espaços. Dentro da Kombi, um espaço de leitura com livros dispostos, alguns deles feitos a mão por escritores convidados, podemos encontrar também livros em braile, vários jogos de mesa, tangram, bibelôs e muitas outras peças, na parte externa as crianças e adolescentes tem a oportunidade de personalizar a Kombi com peças coloridas imantadas, bem próximo dali um mini museu com obras de arte onde as pessoas além de observar a obra, podem fazer releituras com materiais distribuídos pelo espaço, há também “cubos/quebra-cabeça” onde os participantes montam as obras de arte. A Kombina também oferece oficinas de arte voltadas para o publico infantil coordenadas por Zizi Paz. O mais divertido é ver adolescentes participando das brincadeiras ministradas por Maurício Alves, há também diversos brinquedos antigos da cultura popular que pode ser explorado por todos. A maioria dos jovens ficaram um pouco tímidos mas com a interação entre os oficineiros e público foram se soltando e no final não queriam mais sair, queriam aprender mais sobre as atividades. O ambiente foi todo pensado para a descoberta, exploração e aprendizado de quem participa, seja criança ou idoso.

Conheça a Kombina da Chris através do site http://www.chrisdias.com.br curta a página no facebook.com/kombinadachris.

Agradeço ao Sesc pela oportunidade, e também a Chris e sua equipe maravilhosa por tudo o que vivi hoje. Espero sempre poder reencontrá-los.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s