Programação Cultural

Meio século de muito Samba no pé

391484_123523451124759_873498308_n

Com seus 55 anos de muito samba, a Escola Acadêmicos de Gravataí se prepara para entrar no Porto Seco com o pé direito! A Escola entrará na Avenida às 04h55

Como tema “Entre as Águas de Pará-Gûasu e da Mirim – Gravataí é Taim”, proposta apresentada por Wagner Augusto Silveira e Rafael Saraiva, contarão na avenida, a história da Estação Ecológica do Taim, que fica numa estreita faixa de planície entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mirim ao sul de nosso estado. A Reserva, que tem aproximadamente 34.000 hectares, foi criada oficialmente por Decreto em Julho de 1986, e hoje, é administrada pela Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade.

O Enredo chama atenção para a preservação da natureza e vai mostrar também a beleza da fauna deste importante berçário de aves migratórias, abriga também a maior variação de mamíferos do Brasil. A região também é cercada de lendas que envolvem os povos indígenas que habitavam aquelas terras.

“Acadêmicos de Gravataí vai conhecer esta reserva para ajudar a preservar o Taim, e ajudar a garantir a sobrevivência do ambiente e das espécies em um processo cultural e pedagógico que é o nosso carnaval”. Afirma Rita Bitencourt, Presidente da Escola.  

HISTÓRICO DA ESCOLA

A S.C.B. Acadêmicos de Gravataí foi fundada em 26 de fevereiro de 1961, seus fundadores foram Airton Santos e Adalberto Nascimento. Suas cores são o vermelho, preto e branco. Seu símbolo é uma onça negra. É a quinta escola de samba mais antiga que participa do carnaval de Porto Alegre. A escola fez seu primeiro desfile oficial em Porto Alegre no ano de 1993. A Acadêmicos foi campeã do grupo Intermediário-A quando apresentou o tema: “De vermelho, preto e branco. A Acadêmicos, ensaboa, ensaboa e vai se ensaboando”, o enredo contava a história da origem do sabão passando pela Grécia, Roma até chegar no Egito. A melhor colocação da entidade foi o 4º lugar do Grupo Especial, conquistado no carnaval de 2007, com o enredo “ O Brasil que emociona e encanta é aquele construído com a força de seu povo”, autoria do carnavalesco Sérgio Ávila.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s