#Entrevista, Conhecendo os Artistas da Cidade

Curso de Formação de Atores na Cidade

CURSO DE FORMAÇÃO DE ATORES NA CIDADE

Abriu as inscrições para o Curso de Formação de Atores na Escola Dança Arte (Rua Ce. Sarmento, 1215, centro), o curso tem duração de dois anos, onde o aluno desenvolverá canto, dança e interpretação. Confira a entrevista com Celícia Santos Diretora da DACS.

#ConheçaCelíciaSantos

GC – Qual sua história?

CS Acredito que o amor pela arte está no meu DNA, pois sou neta e filha de músicos! Sou natural de São Paulo e iniciei a dança, com aulas de Ballet Clássico (minha grande paixão) com 7 anos de idade. Meu primeiro professor foi Josey Leão, primeiro bailarino do Teatro Municipal de São Paulo. Incentivada por este lendário artista e bailarino, segui firme para construir uma carreira, estudando em conceituadas escolas de ballet de São Paulo e tendo por mestres professores renomados como Ismael Guiser, Conceição Linares, Yoko Okada, Carlos Villar e Nelly Guedes.

Um bailarino nunca deve parar de buscar aperfeiçoamento e novos estilos e aprendi muito em outros cursos e viagens, com diferentes professores e coreógrafos conceituados no mundo da dança, como a”Dança Moderna” com Holly Hunter (USA), “Jazz Dance” com Dinah Perri (SP) e Ricardo Ordonez (ARG) e muitos mestres do ballet, como Raul Candal (ARG), Jair Moraes (BH), Jane Baluth (SP), Ady Ador(SP)
Como bailarina, no início adquiri experiência nos palcos em apresentações acadêmicas, das escolas que eu frequentava. Depois, integrei o Grupo Ismael Guiser (SP). Depois, tive a oportunidade de participar como bailarina e atriz nas peças Sobre-Vida, com Flávio Guarnieri e Ilustres Desconhecidos (SP), musical onde iniciei minha carreira de coreógrafa e com a qual permaneci 2 anos, um ano em São Paulo e depois excursionando de Norte a Sul do Brasil.
Nesse mesmo tempo, iniciei a dar aulas nas escolas Ismael Guiser (SP) e Eliana Marques (SP)
Depois, como bailarina profissional parti para temporada no Japão, onde ministrava para a Cia aulas de clássico e alongamento e tive a oportunidade de fazer aulas com a CIA Homura Tomoi (Osaka). Por sete anos realizei este trabalho, onde conheci um músico gaúcho e retornando ao Brasil, decidi acompanhá-lo e me mudei para Porto Alegre em 1998.
Contratada pelo Ballet Vera Bublitz, iniciei como professora, mas logo minha trajetória na escola foi marcada por diversas criações, premiadas em importantes festivais e assim, após alguns anos de dedicação, assumi a Direção Coreográfica e Artística dos espetáculos da escola. Ali, tive a oportunidade de remontar  grandes ballets de repertório como Dom Quixote (2004) e Giselle (2003), com a participação da OSPA _ Orquestra Filarmônica de Porto Alegre e do primeiro bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Neste mesmo período fui coreógrafa e professora na ‘Fábrica da Dança’ (2001 a 2005) projeto social dedicado a criança de vulnerabilidade social, que teve como madrinha a diretora da escola da Ópera de Paris, Claude Bessy.

Então, meus primeiros dez anos em Porto Alegre, trabalhei com Vera Bublitz. Neste período, dois fatos importantes se sucederam: em 2000 fiquei viúva e em 2005 conheci meu atual marido, o qual foi o grande incentivador e empreendedor da Dança Arte Celícia Santos.

Passamos 1 ano sonhando e planejando a escola e depois mais um ano construindo e, em 28 de abril de 2010 inauguramos a escola.

Desde então, assumo a direção geral e artística da escola, formando uma equipe unida, competente e apaixonada pelo que faz, criando e montando espetáculos, coreografando e preparando bailarinos para festivais e coordenando a metodologia do ballet clássico, orientando meus professores e atuando também como professora.

GC – Sobre a Escola Dança Arte:

Quando decidi montar a escola, sempre sonhei em que um dia se tornasse uma escola de artes, onde pudesse se aprender dança, teatro, música, artes plásticas…tanto que a logomarca da escola não se atém a imagem somente do ballet. Utilizei uma pauta e nota musical! E o nome defini primeiro pelo meu conhecimento: a “Dança” e a palavra “Arte” para que eu pudesse inserir os outros tipos de arte na escola.

Nascemos com o objetivo de educar por meio da arte, e para isso contamos com profissionais com formação e experiência, que nunca param de estudar e renovar conhecimentos, para que possamos desenvolver uma metodologia moderna e estruturada, contribuindo na área pedagógica e auxiliando crianças, jovens e adultos a desenvolver e aprimorar o conhecimento corporal e intelectual, bem como descobrir diversas possibilidades de espaços, sensações, ritmos e formas de se expressar.

Nossa escola é um ambiente aconchegante, pais e alunos adoram estar aqui, acredito que se sentem acolhidos tanto pelos profissionais como pela alegria de fazer e encontrar amigos, num lugar onde podem sonhar, criar, descobrir e desenvolver suas aptidões, enfim, ser feliz!

GC – Qual a importância do ensino da arte para crianças e adolescentes?

CS Para enriquecer o desenvolvimento da criança e do adolescente, a Arte contribui muito para a sua formação inicial como pessoa.

Entendemos que o espaço ocupado pela arte e os nossos “artistas professores”, no campo da educação, oportuniza importantes benefícios para a formação integral do aluno, gerando extraordinárias experiências transformadoras que, além de promover a construção do conhecimento cultural e artístico, o domínio das diversas linguagens artísticas, aguça a criatividade, o autoconhecimento, o respeito, a formação e expressão do ser sensível, a espontaneidade, o prazer de realizar as coisas, a linguagem, a imaginação e amplia a sua integração com este mundo tão globalizado.

Os alunos aprendem a se relacionar, a respeitar a opinião dos outros, as adversidades, as críticas, a lidar com o individual e com o coletivo, a lidar com suas dificuldades bem como aprender a superá-las.

No plano individual, desenvolve a capacidade expressiva e artística, adquire novas formas de expressão e vocabulário, melhora a atenção, a capacidade de observação e de concentração e promove a perda da timidez, da inibição.

No plano coletivo, estimula a cooperação, o diálogo, o respeito mútuo, o companheirismo e torna as crianças/adolescentes e adultos mais flexíveis para aceitar as diferenças.

Ao desenvolver atividades artísticas, não se pretende somente formar artistas, mas um ser espontâneo, vivo, dinâmico, capaz de exteriorizar seus pensamentos, sentimentos e sensações e de utilizar diversas formas de linguagem, apto a construir gradualmente sua própria escala de valores e desenvolver o seu senso estético.

GC – Quais as novidades que a DACS prepara para esse ano?

CSNeste ano daremos continuidade na escola de música DACS que iniciamos em 2015 e que está sob a coordenação de Mary Biegajj, atriz, cantora e educadora, , Será o segundo ano que estaremos ensinando aulas de música: canto, Violão, violino, teclado, musicalização e um trabalho especial para Mamãe e Bebê.

Outra novidade é que agora, nossas aulas de Teatro serão abertas para crianças a partir de 3 anos até a maturidade.

Teremos também um curso de Formação de Ator que tem duração de 2 anos, modalidade Artes Integradas , onde a criança ou adolescente passará um turno aqui na escola desenvolvendo as três artes (Dança+Teatro + Música).

Isto se faz possível pelo fato de que a Mary Biegajj aceitou fazer a coordenação destes cursos. Diria que a grande novidade é que encontrei uma super “parceira”, que assim como eu é apaixonada pela arte e pelo que faz.

Outra novidade é que ganhamos mais uma sala de aula. Hoje a escola conta com 4 salas para dança e teatro e uma sala de música.

Para Maiores informações:
(51) 3043.3590 / (51) 82810100

Site: www.dancaarte.com.br/
Facebook.com/dancaarteceliciasantos
Intagran:
@dancaarteceliciasantos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s