Conhecendo nossa Cidade

A Casa dos Açores

 | A Casa dos Açores

Em Gravataí foi primeiramente fundada a Sala açoriana, iniciativa do Instituto Cultural Português e da Prefeitura Municipal de Gravataí, espaço que deu lugar a propostas mais ousadas e, com o concurso de grupos de danças gaúchas tradicionais a participarem do festival internacional de folclore da Ilha Terceira, sendo vencedores dois grupos de Gravataí, o CTG Aldeia dos Anjos e o DCG Estância Província de São Pedro. Esse último, liderado por Régis Albino Marques Gomes, trouxe a semente não só do festival, mas deu também origem a “Associação dos Amigos dos Açores” e, logo depois, a Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul. Fundada em 23 de março de 2003, a Casa dos Açores, CAERGS, ainda não possuía uma sede própria.
Na cidade havia um prédio com mais de cem anos, que fora construído por um filho de açorianos, esse se encontrava em ruinas e prestes a ser eliminado para que fosse vendido o terreno. Sabendo disso, os artistas locais abraçaram o prédio em noites frias, por três dias, até que o prefeito negociou com os proprietários prometendo construir ali um espaço cultural para o município.
Dentre as principais atividades da CAERGS, há o atendimento ao público, tendo em vista que o prédio é tombado como patrimônio histórico do município. A sala de reuniões é disponibilizada para a realização dos Conselhos Municipais de Política Cultural e de Turismo, sempre que solicitado. Recebe visita agendada para turmas de alunos de diversas faixas etárias e modalidades de ensino.
A Casa dos Açores sedia eventos culturais, divulgando e prestigiando as áreas de Literatura, História Artes Plásticas, Teatro, Folclore e Música entre outros.(Fonte: Casa dos Açores)
 
CAERGS – CASA DOS AÇORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Rua Adolfo Inácio Barcellos, 938, Centro, Gravataí
Fone:51 3490-5868 | caergs@casadosacores-rs.org.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s