ATIVIDADES CULTURAIS

Exposição ”TERRA, POÉTICA” de Adela B. Armando

IMG_20151109_151109

Encerrando o calendário de exposições dos artistas vencedores na edição de 2015 do Prêmio Dana de Incentivo à Produção em Artes Visuais, o Quiosque da Cultura recebe até o dia 4 de dezembro a exposição Terra, poéticas, da Artista Adela Bálsamo Armando, premiada na categoria Destaque. O Prêmio é uma realização da Prefeitura Municipal de Gravataí através da Fundarc, com o Patrocínio Master da DANA Holding Corporation, SOGIL e apoio Institucional do IEAVi.

A artista, que possui formação em Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Escultura pela UFRGS, já expôs no Salão Arte de Novo Hamburgo, Circuito de Arte da Caixa em Porto Alegre e Canela, Casa de Cultura Mário Quintana e foi vencedora na categoria Artista Consagrado no 1º Prêmio de Incentivo à Produção em Artes Visuais, no ano de 2014.

Como parte integrante do Projeto Educativo Caminhos da Cultura, que tem por objetivo formar público participativo nas áreas de Artes Visuais e Patrimônio Histórico, estimular a visitação de espaços culturais, bem como, aproximar Arte e História do cotidiano escolar, em parceria com o Museu Agostinho Martha, no dia 18 de novembro será promovido o Encontro com a artista, a partir das 9h30min. Neste encontro os alunos terão a possibilidade de apreciar a exposição com visita mediada pela própria artista premiada, compreender sua linguagem visual, com a oportunidade de bate-papo, além de experimentar o processo artístico em oficina relacionada ao trabalho em exposição.

A abertura oficial da exposição ocorreu no dia 11 de novembro, às 19h, no Quiosque da Cultura, quando a artista recebeu autoridades, familiares, demais artistas e o público em geral.

Segundo Adela, em seu trabalho predomina observações sobre a natureza, mostrando a junção do ferro e a cerâmica. A artista define a terra, principal elemento de seu trabalho, como material sagrado, gerador de vida, símbolo da fecundidade, mãe acolhedora, elemento de cura e alimento, fonte inesgotável de energia, pulsação constante. Para Adela, através da terra, tornamo-nos observadores sensíveis, pesquisadores e aprendemos com as diferenças das formas e das cores, com a simetria, texturas linhas, geometria, tempo, movimento, sensualidade e erotismo. Neste trabalho, a artista coloca muito de suas interpretações com a natureza, permitindo-se penetrar um pouco na poesia do nosso planeta.

A exposição estará em exibição no Quiosque da Cultura, espaço público e gratuito destinado à arte, localizado no centro de Gravataí e que se tornou importante referencial artístico do município, até dia 4 de dezembro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Demais escolas e grupos que tiverem interesse, poderão agendar visitas guiadas ao espaço do Quiosque da Cultura pelo e-mail: quiosque.fundarc@gravatai.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 81790428.

Mais informações:
Quiosque da Cultura
(51) 81790428
E-mail: quiosque.fundarc@gravatai.rs.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s